

O Dr. Thomas Marcolini - Neurocirurgião
Tratamento de Espasticidade com Botox: O que Você Precisa Saber

O que é Espasticidade
Para mais informações gerais sobre espasticidade, veja nosso artigo completo aqui.
O que é o Botox e Como Funciona
Botox é o nome registrado da Toxina Botulínica A, uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Esta toxina age interrompendo os sinais nervosos para os músculos através do bloqueio de um neurotransmissor, a acetilcolina. Com isso, o músculo fica sem estímulo e perde sua contração. Essa toxina é a mesma que causa o Botulismo, uma doença grave causada principalmente pela ingestão de alimentos contaminados e sem conservação ou preparo adequados, causando paralisia muscular. Porém, em quantidades reduzidas e aplicações localizadas com profissional adequado, o uso do Botox para tratamento médico é extremamente seguro.
Para Quem é Indicado o Botox para Espasticidade?
As causas mais comuns de espasticidade incluem:
- Paralisia cerebral
- Sequela de Acidente vascular cerebral (AVC)
- Lesões na medula espinhal (principalmente trauma cervical)
- Distonia
Como é realizado o procedimento?
- Rápido e Prático: Todo o procedimento é realizado no consultório, sem necessidade de internação hospitalar. Duração de aproximadamente 20-30 minutos*
- Alta acurácia: Utilização de ultrassom para localização de músculos específicoso para aplicação.
- Indolor*: Utilização de anestésicos tópicos para maior conforto durante a aplicação. Após a aplicação do anestésico e localização da região a ser aplicada, é injetado uma pequena quantidade da toxina (dosagem baseada na gravidade e quantidade de aplicações necessárias)
* Pode variar de acordo com a quantidade de pontos e sensibilidade de cada paciente.
Cuidados após a aplicação de Botox para espasticidade
Após a aplicação, alguns cuidados devem ser tomados principalmente com objetivo de evitar que a medicação espalhe e tenha algum efeito indesejado.
- Evite esforço físico: Não realize atividade física ou esforço maior por pelo menos 24 horas. A atividade física aumenta o fluxo sanguíneo no músculo e pode espalhar a medicação de forma indesejada.
- Não massageie a área aplicada: Evite tocar ou massagear a região de aplicação por pelo menos 24 horas para impetir que a medicação espalhe.
- Não exponha a região ao sol ou outras formas de calor: a exposição solar e o calor (banho quente por exemplo) por pelo menos 4 horas após o procedimento para evitar aumento de fluxo sanguíneo na região.
- Evite ingestão de álcool por pelo menos 24 horas
O efeito da medicação leva em torno de 24 horas para iniciar, atingindo seu pico entre 4-10 dias e tem duração de aproximadamente 10-20 semanas*
Próximo Passo: Consulte um Especialista
